quarta-feira, 2 de março de 2011

Encontro da juventude reúne representantes de 16 municípios em Ponte Nova


Em parceria com a Secretaria de Estado de Esporte e da Juventude, a Prefeitura e a Câmara Municipal de Ponte Nova, receberam no dia 24/2, representantes de 16 municípios para o Encontro Regional de Criação de Conselhos Municipais da Juventude na Zona da Mata. O encontro teve por finalidade incentivar jovens de 15 a 29 anos, e também aos prefeitos, vereadores e gestores públicos municipais ao debate de políticas públicas de juventude e estimular a implantação do conselho da juventude em seus municípios.

Recepcionados pelo secretário de Estado de Esportes e da Juventude, Bráulio Braz, pelo prefeito de Ponte Nova, Joãozinho Carvalho (PTB) e pelo presidente da Câmara, José Rubens Tavares (DEM), estiveram presentes representantes dos municípios de Acaiaca, Abre Campo, Amparo do Serra, Araponga, Dionísio, Dom Silvério, Guaraciaba, Oratórios, Raul Soares, Rio Casca, Rio Doce, Rio Piracicaba, Santo Antônio do Grama, São Domingos do Prata, Sem Peixe, Teixeiras e Vermelho Novo.
Na ocasião, o Coordenador Especial da Juventude, Roberto Tross, ministrou palestra “O papel do jovem na construção de políticas Públicas de Juventude”.

O secretário de Estado de Esportes e da Juventude, Bráulio Braz, lembrou que, apesar de Minas Gerais possuir 123 cidades com conselhos de juventude, ainda é necessário incentivar a criação de novos conselhos, razão pela qual considerou de extrema importância a realização de encontros regionais de juventude. “Dos municípios presentes, hoje, apenas Ponte Nova possui o órgão. Os números ainda são tímidos, mas o trabalho que estamos desenvolvendo demonstra que estamos avançando”, avaliou o secretário.

O prefeito Joãozinho de Carvalho destacou o dever do governo de oferecer capacitação aos jovens e a importância de parcerias nesse sentido. “É um compromisso que assumimos de assegurar capacitação ao jovem e o direito de participar ativamente da construção de políticas publicas para o município. Para administrar com eficiência uma cidade é imprescindível a formação de conselhos e o Conselho Municipal de Juventude irá somar com certeza”, completou.

No balanço apresentado pelo coordenador Especial da Juventude da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ), Roberto Tross, entre os anos de 2009 e 2010, dez encontros regionais para criação de conselhos de juventude foram realizados. “Nesse intervalo, 40 conselhos foram criados, o que nos dá idéia de que essas ações regionalizadas têm surtido efeito. Estamos no caminho certo”, afirmou Tross, lembrando que mais de 2.000 pessoas de 200 municípios já participaram das etapas regionais. O próximo acontecerá em 17 de março, em Cataguases, também na Zona da Mata.


Posse

Durante o evento, o prefeito de Ponte Nova, João Antônio Vidal de Carvalho, assinou o decreto 8.064 de 16/02/2011, nomeando e empossando os membros do Conselho Municipal da Juventude/Conjuve do município. Gilmar Aleixo, de 20 anos, um dos empossados, assegurou que vai contribuir “na elaboração das políticas públicas de juventude daqui, para tornar minha cidade melhor”. “Mais do que cobrar o jovem tem que participar”, relatou o jovem. A ação foi promovida em parceria com a Prefeitura e Câmara Municipal de Ponte Nova.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Ponte Nova
imprensa@pontenova.mg.gov.br    ascom@pontenova.mg.br
(31) 3817-1980 – 8435 2028 


Nenhum comentário:

Postar um comentário