quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Prefeitura Municipal de Ponte Nova firma convenio com o Complexo Penitenciário



Recentemente a Prefeitura de Ponte Nova através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Sedru) e a direção do Complexo Penitenciário firmaram convênio para a implantação de uma horta e pomar comunitário em área de 5.000 mil metros quadrado ao lado da Penitenciária, no Parque Florestal Passa Cinco.

Os legumes, frutas e verduras, servirão para alimentação dos presidiários e funcionários da instituição, a outra parte da produção será doada para entidades beneficentes da cidade.

Os trabalhos são realizados por presos sentenciados, com a devida autorização judicial, que tem redução de 1 dia de pena, a cada 3 dias trabalhado. Cerca de 30 presos trabalham em regime de remissão.

Nesta primeira etapa do trabalho, o terreno é preparado tecnicamente para receber mudas frutíferas e leguminosas, em seguida, com acompanhamento especializado haverá o plantio. Anexo, está sendo construído um escritório com cerca de 40 metros quadrados, que abrigará os trabalhos do Núcleo de Produção do Presídio, que desenvolverá suas ações com apoio efetivo da Sedru.

Segundo Magno de Souza, representante do Complexo Penitenciário, a seleção dos detentos é feita por uma comissão composta de Psicóloga, Assistente Social, dentre outros. É feita uma minuciosa avaliação técnico-social e somente depois o preso, com a devida autorização judicial, é liberado para trabalhar.

“É muito importante a parceria com a prefeitura. O Prefeito acreditou no projeto e deu carta branca para que o seu secretário Padovani tomasse as medidas técnicas. A prefeitura nos dá garantia estrutural e de operacionalização. Esta iniciativa tem grande alcance social. Temos que ter paciência e temos certeza que este projeto será muito importante para o Município. Estamos aproveitando uma área completamente degradada, recuperando-a para que se torne útil. Aqui os presos que trabalham na horta comunitária e quando retorna para a cela, logo vão descansar, porque sabem que no outro dia o trabalho começa tudo de novo. Além do trabalho social eles estão sendo qualificados para o futuro e serem reinseridos na sociedade, após cumprirem suas penas”, informou Magno, Maguinho.

Fonte:
Assessoria de Comunicação 
Prefeitura de Ponte Nova
imprensa@pontenova.mg.gov.br    
ascom@pontenova.mg.br
(31) 3817-1980 – 8435 2028

Nenhum comentário:

Postar um comentário