terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Programa Segunda Agua

A comprovada efetividade do Programa Cisternas incentivou o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) a criar o Programa Segunda Água. A iniciativa apoia a construção de tecnologias sociais de captação de água da chuva em propriedades de agricultores familiares doSemiárido. A água de boa qualidade será utilizada para a produção agropecuária.

Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), há pouco investimento para os agricultores familiares produzirem alimentos. E a situação é ainda pior para o lavrador do Semiárido. Para preencher essa lacuna, o MDS financia a construção de seis tipos de estruturas descentralizadas de abastecimento de água: barragem subterrânea, barraginhas, bomba d’água popular, cisterna calçadão, cisterna enxurrada e tanque de pedra.

Assim como no Programa Cisternas, o MDS atua por meio de parceria com a Associação Programa 1 Milhão de Cisternas (AP1MC) e de convênios firmados por meio de editais com governos estaduais e municipais. O Ministério, junto com estados e municípios, libera recursos para a construção das modalidades e também para a mobilização e capacitação de famílias rurais para gerir os recursos hídricos e também sua formação para a convivência com o Semiárido.

A existência de condições como natureza da terra, declividade do terreno e profundidade do solo em cada propriedade são requisitos básicos para implementar as tecnologias. Além disso, a família já deve ter sido atendida pela cisterna de placas. Dessa forma, uma vez garantida a água para beber (Primeira Água), aquela família poderá ser beneficiada também com a água para produção (Segunda Água).

Para ser beneficiário, uma ordem de prioridades deve ser respeitada: agricultores familiares que tenham prioritariamente mulheres como chefes da família; famílias com crianças até seis anos; famílias com idosos acima de 65 anos; famílias com deficientes físicos e mentais; e famílias com crianças e adolescentes matriculados e frequentes na escola. 



Fonte: http://www.mds.gov.br/segurancaalimentar/acessoaagua/segundaagua

Nenhum comentário:

Postar um comentário