quinta-feira, 19 de maio de 2011

CEN – ANEL convida o movimento estudantil a escrever Resoluções e Contribuições ao I Congresso da ANEL



O I Congresso da ANEL que, além de se propor debater e armar o movimento estudantil brasileiro para os futuros desafios que nos aguardam, irá funcionar a partir da Concepção de Entidade construída pela ANEL desde a sua fundação, com democracia, independência e muita relação com a base dos estudantes.
Desde a eleição dos delegados até a programação e a forma como serão desenvolvidos os debates no Congresso, serão marcados por essa Concepção. Uma marca fundamental da ANEL ao longo do seu desenvolvimento nesses quase 2 anos sempre foi a ligação com as entidades gerais e de base, como DCEs, CAs e Grêmios. Para valorizar essa ligação, votamos na IV Assembléia Nacional em Belém do Pará um formato diferente de como foi o CNE da condução dos debates nas Mesas e Grupos de Discussão.
Votamos na Assembléia Nacional que os debates seriam conduzidos por Resoluções e Contribuições. Estas podem ser apresentadas por qualquer entidade, coletivo de estudantes, ou até mesmo um único estudante que queira compartilhar uma opinião com os demais participantes do Congresso. Votamos o prazo de até 20 de maio para que as Resoluções e Contribuições enviadas pudessem entrar no Caderno de Resoluções e Contribuições que será disponibilizado a todos os participantes e delegados do Congresso. As que forem enviadas após esse prazo, serão disponibilizadas no Portal ANELONLINE e, se possível, serão reproduzidas e distribuídas no Congresso. Todas devem ser enviadas para o emailANELONLINE@GMAIL.COM.
As Resoluções (limite de 3 mil caracteres) são o que irão a voto e as Contribuições (limite de 6 mil caracteres) servirão para subsidiar os debates do Congresso. Nos próprios Grupos de Discussão do Congresso, serão lidas as Resoluções anteriormente enviadas e poderão ser encaminhadas outras pelos estudantes presentes no Congresso. Ao fim das atividades de cada dia, a Comissão de Sistematização do Congresso irá se reunir para sistematizar todas as Resoluções propostas e preparar a condução da Plenária Final.
As Resoluções e Contribuições devem ser escritas vinculadas aos temas que estarão em debate no Congresso, que são eles:
- Conjuntura Internacional;
- Conjuntura Nacional;
- Educação;
- Combate às Opressões;
- Concepção de Entidade, Trabalho de Base e Finanças;
- Meio Ambiente;
- Criminalização dos Movimentos Sociais;
- Cultura e Mídia Independente;
- Saúde;
- Transportes;
- Esportes;
- Questão Agrária;
- Violência e Legalização das Drogas.


A Comissão Executiva Nacional reforça o convite a todas as entidades, coletivos e ativistas do Movimento Estudantil brasileiro a escrever Resoluções e Contribuições ao Congresso da ANEL, como forma de participar ativamente da construção de um novo movimento estudantil. O Congresso da ANEL está de portas abertas àqueles que nunca participaram dos fóruns da ANEL e que, inclusive, possuem diferenças com nossa entidade. Queremos que o Congresso reúna não só aqueles que já constroem a entidade, mas todos os estudantes que estão dispostos a construir um movimento estudantil livre, independente, democrático e combativo.

Venham para o Congresso da ANEL!
Escrevam Resoluções e Contribuições!




Nenhum comentário:

Postar um comentário